Afinação

Seu piano sempre afinado!

A necessidade de um profissional especializado para afinar um piano é importante porque é uma arte que requer muito treinamento e habilidade.   Afinar um piano significa corrigir a vibração das cordas, tensionando-as até que se alcance a vibração relativa ao som de cada nota.   Afinar regularmente o piano previne danos e é muito importante para harmonia e qualidade do instrumento.
   Quando um piano é afinado regularmente, esse processo torna-se mais rápido, pois os ajustes necessários são menores.

Quando afinar?

   É fundamental que um piano seja afinado uma vez por ano em uso regular, porém em uso intenso é recomendável que seja feito mais vezes, é o caso de uso em teatros ou restaurantes por exemplo.   A afinação de um piano, tanto de cauda quanto vertical, cai natural e gradualmente com o passar do tempo. Além disso, quanto mais utilizado o instrumento for, mais frequentes devem ser as afinações.
   É importante lembrar que, antes de qualquer procedimento, pianos seminovos ou usados devem ser avaliados por um profissional qualificado que possa atestar se o instrumento possui problemas de funcionamento e se, além da afinação, necessita de regulagem de mecanismo ou até mesmo uma reforma. Dependendo do estado do piano, o processo de afinação pode ser inútil e a tensão aplicada às cordas pode ocasionar problemas maiores e de mais difícil solução.

Fale com um dos nossos consultores