Afinação e Regulagem

Afinação e Regulagem

  • O piano necessita de dois tipos de cuidado profissional: afinação e regulagem. Afinar significa corrigir a vibração de cada corda, tensionando-a até que se alcance a vibração relativa ao som de cada nota.
  • Em uso normal, a afinação deverá ser efetuada ao menos uma vez por ano. Em uso intenso, como em escolas, teatros, restaurantes e clubes, é recomendável mais vezes. Regular significa ajustar o mecanismo, teclado e pedais. Essa partes do piano sofrem pressões e movimentos constantes que causam desgastes que, por sua vez, causam mau funcionamento. Com uma regulagem precisa, apesar do desgaste, elas voltam a funcionar normalmente.
  • Essa operação só será possível com peças que ainda não atingiram o limite máximo de desgaste. Em peças desgastadas não há possibilidade de regulagem, sendo necessário substituí-las por novas e originais de fábrica. O que, convém salientar, somente ocorrerá após muitos anos de uso.

Essas recomendações têm como finalidade instruir nosso cliente para que mantenha seu piano em condições adequadas, obtendo assim o desempenho ideal.

Afinação e regulagem devem ser feitas por especialistas. Quando seu piano necessitar desses serviços, entre em contato com o a Assistência Técnica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *